Rev Port Cardiol. 2014;33(10):657---658

Revista Portuguesa de

Cardiologia Portuguese Journal of Cardiology www.revportcardiol.org

IMAGEM EM CARDIOLOGIA

Fibroelastoma ou mixoma, eis a questão? Fibroelastoma or myxoma: That is the question Raquel Ferreira ∗ , Anabela Gonzaga, Jesus Viana, Manuela Vieira, José António Santos Servic¸o de Cardiologia, Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Aveiro, Portugal Recebido a 6 de fevereiro de 2014; aceite a 23 de fevereiro de 2014 Disponível na Internet a 7 de outubro de 2014

Os tumores cardíacos primários são raros em todas as faixas etárias, com uma prevalência reportada entre 0,00170,003%. Os autores apresentam o caso de um homem, 37 anos de idade, sem antecedentes patológicos relevantes, que recorreu ao servic ¸o de urgência por quadro clínico de instalac ¸ão súbita de hemiparesia direita. O estudo V

complementar revelou pequena área hipodensa no putamen esquerdo, sendo diagnosticado AVC isquémico, pelo que foi internado na unidade de AVC. Durante o estudo etiológico do evento cerebrovascular em idade jovem, fez ecocardiograma transtorácico (ETT) que demonstrou massa aderente ao folheto anterior da válvula mitral (Figura 1). Nesse contexto fez ecocardiograma transesofágico (ETE) para melhor esclarecimento do quadro que V

94

5 AE VE

5

Massa AAE

Massa 10

10

AE

VE

15

54 52:148 HR

Figura 1 Ecocardiograma transtorácico em paraesternal longitudinal onde se visualiza pequena massa bem definida aderente ao folheto anterior da válvula mitral. AE: artéria esquerda; VE: ventrículo esquerdo.



Autor para correspondência. Correio eletrónico: ana rakel [email protected] (R. Ferreira).

50 284:520 HR

Figura 2 Ecocardiograma transesofágico em corte longitudinal onde se visualiza massa ecodensa, pediculada, aderente ao folheto anterior da válvula mitral na face auricular. Visualiza-se também o apêndice auricular esquerdo sem evidência de trombo. AAE: apêndice atrial esquerdo; AE: artéria esquerda; VE: ventrículo esquerdo.

http://dx.doi.org/10.1016/j.repc.2014.02.026 0870-2551/© 2014 Sociedade Portuguesa de Cardiologia. Publicado por Elsevier España, S.L.U. Todos os direitos reservados.

658

R. Ferreira et al. 1

133

1 A 0,5 cm2

2

V

4

Massa 6

51 443 745 HR

revelou pequena massa ecodensa de 0,5 cm2 , pediculada, de bordos bem definidos aderente ao folheto anterior da válvula mitral na face auricular, sugestiva de fibroelastoma papilar mitral (Figuras 2 e 3). Esta massa não condicionava insuficiência mitral (Figura 4) e o restante exame ecocardiogáfico demonstrou uma frac ¸ão de ejec ¸ão do ventrículo esquerdo estimada em 65%, sem outras valvulopatias. Posteriormente o doente foi reencaminhado para o Centro de Cirurgia Cardiotorácica para excisão de massa, cujo exame macroscópico demonstrou formac ¸ão nodular de 0,6 cm de superfície espiculada e esbranquic ¸ada, de consistência mole-elástica. O exame histopatológico revelou mixoma cardíaco. Os autores apresentam este caso pela particularidade da apresentac ¸ão, nomeadamente as caraterísticas ecocardiográficas.

Responsabilidades éticas Figura 3 Ecocardiograma transesofágico em corte longitudinal com ampliac ¸ão da zona de interesse com a massa ecodensa, de 0,5 cm2 aderente ao folheto anterior da válvula mitral. AE: artéria esquerda; VE: ventrículo esquerdo. V

29

,33

Protec ¸ão de pessoas e animais. Os autores declaram que os procedimentos seguidos estavam de acordo com os regulamentos estabelecidos pelos responsáveis da Comissão de Investigac ¸ão Clínica e Ética e de acordo com os da Associac ¸ão Médica Mundial e da Declarac ¸ão de Helsinki. Confidencialidade dos dados. Os autores declaram ter seguido os protocolos do seu centro de trabalho acerca da publicac ¸ão dos dados de pacientes.

Massa 5 –,33

Direito à privacidade e consentimento escrito. Os autores declaram ter recebido consentimento escrito dos pacientes e/ou sujeitos mencionados no artigo. O autor para correspondência deve estar na posse deste documento.

10 VE

15

Conflito de interesses Os autores declaram não haver conflito de interesses. 48 168:301 HR

Figura 4 Ecocardiograma transesofágico em corte longitudinal com visualizac ¸ão da massa aderente à válvula mitral com Doppler colorido, sem insuficiência mitral significativa. VE: ventrículo esquerdo.

Fibroelastoma or myxoma: that is the question.

Fibroelastoma or myxoma: that is the question. - PDF Download Free
1MB Sizes 0 Downloads 7 Views